SOBRE A AUTORA
Rosa Mattos é gaúcha de Torres e mora atualmente em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Divorciada. Sem filhos. Ama ler, escrever, montar quebra-cabeças, gatos, café, fazer fotos da natureza e de seus livros, etc. Começou a escrever contos aos treze anos. Depois participou de concursos de minicontos na internet e motivada por isso criou um blog para divulgar seus textos. O blog se chama Contos da Rosa e ainda está ativo, embora não atualize com a mesma frequência de outros tempos.
​
Em 2011 publicou de forma independente seu primeiro livro, intitulado Coletânea de Contos, com uma seleção de oitenta textos, entre contos e prosas. No ano seguinte, lançou Sopros de uma Flor, com poemas e pensamentos.
Paredes Vivas foi sua estreia como romancista em 2013 pela Editora Dracaena. Um romance sobrenatural, doce e sombrio, com atmosfera de terror psicológico.
​
Participou das antologias Mentes Inquietas e Horas Sombrias, da Andross Editora, com um conto de terror e outro medieval, em 2013 e 2014.
​
O medo de Virgília foi seu segundo romance, publicado em 2014 pela Editora Selo Jovem. Um thriller psicológico. Uma história de amor, medos e loucuras. Em 2016 o livro teve uma segunda edição com capa nova.
​
Em 2015 publicou Perto do Fim de forma independente. O romance é um misto de drama e suspense, com protagonista masculino. Em 2017 o livro foi lançado pela Editora Selo Jovem com capa nova.